Festas e Romarias na Páscoa

Em Portugal, país de Festas e Romarias, celebra-se a Páscoa de norte a Sul numa mistura de fé e tradição. As procissões, missas e eventos marcam esta época de renovação. As comunidades locais e as paróquias unem-se na organização de eventos. Esta é também época de reunir a família e dedicar algum tempo à gastronomia, imperam os folares e o borrego ou cabrito cozinhados de formas diversas.

Entre muitas outras, estas são algumas das celebrações de Páscoa em Portugal.

Festas de Nossa Senhora da Enxara 
A história da Ermida da Nossa Senhora da Enxara terá origem numa lenda. Esta lenda conta a oferta de um brinco de ouro a uma menina por uma senhora.A Ermida, erguida no local onde originalmente terá aparecido a imagem da Nossa Senhora numa pedra redonda (pedra que está na ermida), localiza-se próximo da aldeia de Ouguela nas imediações de Campo Maior. Todos os anos se realiza a procissão em que a imagem de Nossa Senhora da Enxara é transportada da Igreja de Ouguela para o Santuário, local para onde volta na segunda-feira a seguir à Páscoa.
Campo Maior, 23 de Março a dia 1 de Abril de 2024

Procissão do Senhor da Misericórdia ou Fogaréus
No Sardoal é tradição a composição de tapetes de flores que ornamentam o chão das igrejas do concelho durante a época de Páscoa. Esta tradição, com mais de setecentos anos, terá tido origem na visita da Rainha Santa Isabel ao Sardoal.
Entre as várias Procissões que se realizam, a Procissão do Senhor da Misericórdia ou Fogaréus na quinta-feira Santa (28 de Março de 2024) será talvez a mais magnânima. A iluminação artificial é desligada e a Procissão, que ocorre ao som da filarmónica, é exclusivamente iluminada por velas e archotes dos participantes e pelas lamparinas colocadas nas varandas e nas janelas.
Outras Procissões da época Pascoal: Procissão dos Passos do Senhor, dia 17 de março 2024 e Procissão dos Ramos dia 24 de março 2014
Sardoal, Santarém, 17 de Março a 31 de Março 2024

Procissão de Nossa Senhora da “burrinha”
Esta procissão que segue pelas ruas de Braga trata-se de um cortejo Bíblico que evoca a pré-história do Mistério Pascal de Jesus. Neste contexto José segue com Maria montada numa burrinha. Organizado pela Paróquia e Junta de Freguesia de São Victor este cortejo conta com a participação da comunidade.
Braga, 27 Março 2024 às 21h30

Queima do Judas
A Queima do Judas, tradição do Sábado de Aleluia, ocorre em vários pontos do país, como Montalegre e Tondela. A queima do Judas simboliza a queima de todo o mal ocorrido durante o ano anterior. Em Tondela, a Queima e Rebentamento do Judas é um espetáculo de teatro de rua com centenas de participantes onde Judas é representado por uma figura com vários metros metros de altura.
Montalegre e Tondela, Sábado de Aleluia, 30 de Março 2024

Sábado de Aleluia
No Município de Idanha-a-Nova o Sábado de Aleluia celebra-se de forma ruidosa entre apitos, assobios e chocalhos acompanhados pela filarmónica ao som Hino da Nossa Senhora do Almortão. Faz parte desta tradição os populares rumarem a casa do padre e receberem amêndoas abençoadas lançadas da janela da paróquia.
Idanha-a-Nova, Sábado de Aleluia, 30 de Março 2024

Deixe um comentário