Romaria em Honra da Senhora Aparecida

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

Romaria em Honra da Senhora Aparecida

11 Agosto 15 Agosto

A Romaria em Honra da Senhora Aparecida é um evento religioso anual que leva milhares de fiéis a participam nas procissões, missas e atividades culturais em honra da Virgem Maria. Realiza-se na Vila da Senhora Aparecida, em Torno, Lousada, desde 1823 e celebra este ano 200 anos, de 11 a 15 de Agosto.

A lenda

Conta a lenda que no local onde hoje se situa a Ermida de Nossa Senhora Aparecida terá existido em tempos uma mina seca. Nessa mina habitava um afável ermita que tinha por hábito transportar uma imagem de Nossa Senhora. O ermita terá desaparecido. Anos após o seu desaparecimento estrelas cadentes e relâmpagos vindos do céu levaram os habitantes na direção da mina. Entre os pertences do ermita terão descoberto a imagem da Virgem que começou a ser chamada de Senhora Aparecida. Estávamos em 1823 e a partir de então o sítio começou a ser local de peregrinação anual, iniciando-se assim o culto e a Romaria da Senhora Aparecida.

Momentos principais dos festejos

O ponto alto dos festejos acontece dia 14 de Agosto quando a procissão percorre as ruas do povoado. Um andor gigante, o Andor grande, é transportado em ombros por cerca de 80 homens e leva a imagem da Senhora Aparecida. Ricamente ornamentado, em tons de azul, rosa, branco e amarelo, com cerca de tonelada e meia e mais de 22 metros tem lugar no Livro de Recordes do Guiness como o maior andor do mundo. Outros andores, mais pequenos mas igualmente imponentes, seguem o principal. Para além da procissão, a festa conta com bandas filarmónicas, actuações musicais, cantares a despique, concurso de gado, fogo de artifício, corrida de cavalos e de motos entre outros.

A gastronomia 

Se vai à festa não deixe de se deliciar com as iguarias locais como o famoso cabrito assado com arroz de forno, o pão-de-ló ou as bolachas Beijinhos de amor

Torno, Lousada

Deixe um comentário